Depois de longos anos de trabalho o que mais queremos é nos aposentar mas, você sabe como fazer o pedido da aposentadoria? É pelo que sabemos não é uma tarefa muito fácil isso por que, há alguns tipos de aposentadoria como por exemplo:


- Pedido de Aposentadoria Por Tempo de Serviço
– Pedido de Aposentadoria Por Invalidez
– Pedido de Aposentadoria Por Tempo de Contribuição

Então vejamos você trabalhador que já contribuiu com mais de 30 anos para a Previdência Social e já tem mais de 50 anos poderá pedir a aposentadoria. Ufa nada mais justo!
A aposentadoria pode ser de vários tipos:
Aposentadoria por tempo de contribuição-antes de dizer sobre como pedir aposentadoria por tempo de serviço,vamos esclarecer que a aposentadoria por tempo de contribuição poderá ser integral ou proporcional, isso vai depender de você.

A aposentadoria integral pressupõe a comprovação de tempo de contribuição de trabalhadores com tempo de contribuição de 35 anos se for homem e, 30 anos se for mulher.
Já a aposentadoria proporcional alinha tempo de contribuição e idade.
Caso o trabalhador(a) não tenha completado a idade e o tempo de contribuição é necessário que se cumpra o prazo de carência,esse prazo corresponde ao tempo minímo de contribuições
que está faltando.

Para pedir a aposentadoria por tempo de contribuição, é só telefonar para o número 135 e solicitar o agendamento na agência mais próxima da Previdência Social.
Ao se dirigir para uma agência é importante levar toda a documentação:

Número do PIS-Pasep
Documentação de identicação pessoal
Carteira de Trabalho
CPF

Mais informações podem ser obtidas pelo site:
http://www.mpas.gov.br.
Caso haja mais dúvidas sobre o assunto acesse o site e marque um agendamento lá todas as suas dúvidas serão sanadas com clareza.